EUROPEAN SMOKERS

Uma empresa irlandesa, a Dotcom Directories, publicou um anúncio onde excluía automaticamente os fumadores de concorrerem à função. Questionada por uma eurodeputada a UE caucionou sob a forma de lei. Ou seja, não há nenhuma legislação sobre discriminação, onde se possa considerar este caso – logo a empresa está legal.
Começou a época de caça aos fumadores. Depois das sucessivas proibições em espaços públicos (alguns dos quais eu concordo), paulatinamente irão ser perseguidos: primeiro nos empregos, depois onde calhar... é preciso é acabar com a espécie e rápido!
A Europa sempre foi um espaço de liberdades e de escolhas. Ao escolher ser fumador sei as consequências para a minha saúde e principalmente devo ter em atenção quem me rodeia. De resto é um vício privado que em nada prejudica a minha actividade profissional (lá não fumo), a minha condução, o meu bem-estar (não confundir com saúde), o que quer que seja...
O que a UE e, principalmente, alguns governos pretendem é dizer-nos como devemos ser, como nos devemos comportar e agir. Os fundamentalistas anti-tabágicos, que julgam estar quase a ganhar a guerra, acabam de abrir a caixa de Pandora... Por isso enquanto se regozijam com mais uma vitória, melhor é que vão pensando na proibição de amanhã e quem será afectado.
É o
Admirável Mundo Novo que se vai criando, ao sabor do politicamente correcto, do homem higienizado que não fuma, não bebe, é vegetariano e quem sabe, no futuro, também não f... (terá sexo), tais os perigos e as doenças que daí podem advir...
Quo vadis Europa?